ENCONTROS DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA
SEMINÁRIO INTERFACES ENTRE ETNICIDADES, RAÇA, GÊNERO E RELIGIÃO
DATA: Dias: 18,19 e 20 de maio de 2011
LOCAL: Auditório do CCE – Centro de Ciências da Educação – UFPI (Seções de comunicações de pesquisa, Conferências e Mesas Redondas)
1 – APRESENTAÇÃO
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA – PPGAArq, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público a abertura de inscrições para a participação no I SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA (INTERFACES ENTRE ETNICIDADE, RAÇA, GÊNERO E RELIGIÃO), que ocorrerá de 18 a 20 de maio, no auditório do CCE – Centro de Ciências da Educação, UFPI. O evento também compreende a realização de minicursos nas salas 311 e 351 do CCHL.
2 – OBJETIVOS
O evento tem por objetivo discutir as categorias etnicidade, raça e religião na literatura antropológica clássica e contemporânea, situando o contexto histórico e intelectual dessas concepções, bem como, abrindo espaço para o debate e apresentação de temas de pesquisas em andamento sobre essas referidas categorias, de forma isolada ou articulada. O evento, portanto, visa, sobretudo, a divulgação de pesquisas realizadas por docentes, pesquisadores e estudantes dos cursos de pós-Graduação, bem como a divulgação de trabalhos de iniciação científica, monitoria e extensão, visando a integração cultural e científica dos alunos e professores de diferentes instituições de Ensino Superior do país.
3 – PÚBLICO ALVO
Docentes, discentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior.
4 – DATA DE REALIZAÇÃO
18, 19 e 20 de maio de 2011
5 – CRONOGRAMA
Período para inscrição de trabalhos: 1 a 10 de maio de 2011 – via email do evento: etnicidade.ufpi@hotmail.com
Divulgação dos trabalhos selecionados: até 15 de maio de 2011
6- INSCRIÇÕES:
Inscrições: estudantes R$ 3,00. Docentes e profissionais: R$ 5,00. (Veja forma de pagar GRU neste blog)
Período de inscrição de participantes: 1 a 18 de maio de 2011 ou até preencherem o número de vagas.
Critérios para aceitação de Propostas de Comunicações de Pesquisas: as pesquisas devem ser cadastradas em IES Públicas e/ou Privadas, concluídas e/ou em andamento sobre Raça, Religião, Gênero e Etnicidade.
Limite de participações: 40 propostas de comunicação oral; 40 propostas em forma de banner/pôster; 10 propostas de multimídias (fotografia, documentários etc).
6.1 - ORIENTAÇÕES PARA AS INSCRIÇÕES SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os participantes poderão realizar as inscrições para participar da SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA (INTERFACES ENTRE ETNICIDADE, RAÇA, GÊNERO E RELIGIÃO) obedecendo aos seguintes critérios:
1. Para as inscrições sem apresentação de trabalhos científicos, o participante deve preencher obrigatoriamente a ficha de inscrição que será enviada via email, mediante solicitação para o endereço eletrônico: etnicidade.ufpi@hotmail.com ou diretamente na coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA – PPGAArq
2. Apenas os Participantes que se inscreverem – mediante ficha - terão direito a certificados com 40h de atividades;
6.2 ORIENTAÇÕES PARA AS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os participantes poderão realizar as inscrições como participante ou como comunicador de trabalhos científicos por meio do endereço eletrônico (etnicidade.ufpi@hotmail.com) ou na coordenação do PPGAArq, obedecendo aos seguintes critérios:
1.Cada autor poderá inscrever, no máximo, três trabalhos, em modalidades diferentes. Cada trabalho poderá conter, no máximo, até 03 (três) co-autores.
2. A inscrição só será efetivada mediante apresentação do trabalho integral e de seu resumo.
3. O trabalho deverá constar obrigatoriamente o nome do (a) professor(a) orientador (a).
4. No ato da inscrição, deve-se enviar obrigatoriamente cópia do resumo pelo endereço eletrônico citado.
5. Só serão aceitos trabalhos que estejam rigorosamente corretos em termos de Língua Portuguesa e de acordo com as normas de apresentação dos trabalhos científicos (ABNT).
6. Certificação: Todos os participantes que tiverem trabalhos inscritos e selecionados receberão certificação de apresentação de trabalhos.
7 - MODALIDADE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:
Os trabalhos científicos inscritos no SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA podem trazer resultados parciais (dados preliminares de pesquisas em andamento) ou finais (obtidos em pesquisas concluídas), nas seguintes modalidades:
a) Revisão bibliográfica/ reflexão teórica;
b) Estudo de caso;
c) Relato de experiência;
d) Pesquisa de campo;
f) Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Poderão ser inscritos e apresentados também as seguintes modalidades de trabalhos:
a) Sessões de Vídeo: Pesquisas ou trabalhos de intervenção concluídos ou em andamento. Os vídeos devem ser de até 10 minutos. Entregar cópia no ato da inscrição em mídia DVD. Cada participante poderá se inscrever em apenas um vídeo.
b) Ensaios fotográficos: registro ou relatos visuais de pesquisas ou trabalhos concluídos ou andamento. Cada participante poderá se inscrever em apenas um ensaio fotográfico de 6 (Seis) a 10 (dez) fotografias em cor ou em preto e branco tamanho 20 x 25 cm para apreciação, obrigatoriamente impressas, e uma cópia em CD no formato JPG, com fotos em resolução adequada. Pode-se optar na projeção de fotos acompanhada ou seguida de comentários.
8 - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Os artigos científicos devem ser apresentados em forma de comunicação oral ou em Painéis/Posters/Banners, seguindo as referências normativas abaixo, além das normas estabelecidas no edital.
- NBR 6022 de 2003 apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico;
- NBR 6023:2002 –Informação e documentação – Referências – Elaboração;
- NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;
- NBR 6028:2003 – Informação e documentação - Resumo – Apresentação;
- NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
- IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
A apresentação de trabalhos em forma de comunicação oral será realizada por apenas um dos autores, tendo um tempo de duração de 15 minutos e 5 minutos para perguntas da platéia.
Os apresentadores, co-autores e/ou orientadores devem estar no local especificado para a apresentação pelo menos 30 minutos antes.
Os trabalhos poderão ser apresentados mediante recursos audiovisuais (data-show, computador multimídia, televisão e vídeo). O apresentador do trabalho precisa indicar, no formulário de inscrição, o uso desses recursos antecipadamente, para a reserva dos mesmos.
Os trabalhos serão apresentados em salas e horários especificados pela organização e divulgados amplamente.
A apresentação de trabalhos em forma de painéis/pôsteres/banners deve ser feita obedecendo ao dia e horário estabelecido pela Comissão Geral de Organização do evento.
Estes trabalhos serão avaliados pelo comitê de avaliação dos trabalhos científicos composto por professores desta IES.
O(s) autor (a)s deve permanecer no local para responder aos possíveis questionamentos efetuados pelo referido comitê.
9. COMITÊ CIENTÍFICO:
Prof.Dr.Fabiano de Souza Gontijo
Profa. Dra. Francisca Verônica Cavalcante
Profa. Dra. May Waddington Telles Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário